Peças para o próximo leilão

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  • Elegante par de esculturas de prata, finamente cinzelada, na forma de leão, Marca de garantia  teor 925 milésimos. Sem marca de prateiro aparente.  Medidas: 11 cm de altura x 5 cm de largura x  20 cm de comprimento. Peso total: 457 gramas . Marcas de uso. Pequenas faltas. Um apresenta pequena "mossa" próxima ao rabo. Coleção Particular Rio de Janeiro/RJ.
  • Mestre Expedito  Expedito Antônio dos Santos, (1933, São Pedro - Teresina - Piauí - PI),Oratório com Deus Pai, Deus filho e Espírito Santo, Excepcional escultura em  3 blocos de madeira nobre, assinada.  med. 145 x 32 X 17 cm de profundidade (fechado); 145 x 64 X 10 cm de profundidade (aberto). Marcas do tempo. No estado.  BREVE BIOGRAFIA: Em 1933, nasce Expedito Antônio dos Santos, em São Pedro, no estado do Piauí. Lá, aprende o ofício e trabalha como marceneiro. Projeta-se como artista popular ao participar de uma feira, promovida pelo governo do estado, em Teresina. O sucesso alcançado o leva a se transferir para aquela capital, em 1969. Completamente voltado para a produção de caráter religioso católico, cria santos, anjos e reproduz cenas bíblicas, como Adão e Eva no Paraíso. Auxiliado pela família na confecção de suas obras, adquiriu fama como "santeiro" devido ao refinamento de suas produções. Tem esculturas na igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Teresina, e sente-se honrado pelo fato de as mesmas serem adoradas pelos fiéis.Nota este lote não pode ser enviado pelos correios.
  • Arthur Luiz Piza (São Paulo, São Paulo, 1928 - Paris, França, 2017), Gravura, assinada, tiragem : 21/99.  Med. 78 x 57 cm (ME). Marcas do tempo. No estado. Nota: Não possui moldura. Coleção Particular RJ/Rio de Janeiro.NOTA BIOGRÁFICA: Gravador, desenhista, escultor. Inicia a formação artística em 1943, estudando pintura e afresco com Antonio Gomide (1895-1967). Após participar da 1ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1951, viaja para a Europa e passa a residir em Paris. Freqüenta o ateliê de Johnny Friedlaender (1912 - 1992) e aperfeiçoa-se nas técnicas de gravura em metal, água-forte, talho-doce, água-tinta e ponta-seca. Em 1953, participa da 2ª Bienal Internacional de São Paulo e obtém o prêmio aquisição. Na 5ª Bienal, em 1959, é contemplado com o grande prêmio nacional de gravura. Nesse período, começa a fazer relevos, picotando suas aquarelas e aproveitando os fragmentos em colagens sobre tela, papel, cobre e madeira. Posteriormente cria relevos de metal sobre sisal, e produz peças tridimensionais em grande escala e trabalhos em porcelana e ourivesaria. Realiza ilustrações para diversos livros, de tiragens reduzidas. No fim dos anos 1980, cria um mural tridimensional para o Centro Cultural da França, em Damasco, Síria. Em 2002, são apresentadas na Pinacoteca do Estado de São Paulo (_Pina), e no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli - Margs, em Porto Alegre, duas amplas retrospectivas de sua obra.
  • Alfonso Latifa (Milford - EUA, 1917 / Bahia - Brasil, 1995), "Retrato de Maria José", Óleo sobre tela, Assinado. Med  198  x 137 cm (MI); 215  x 137 cm (ME). Sujicidade sobre a camada pictórica. Pequenas perdas de substância e antigo restauro. No Estado.Nota: Esta obra não poderá ser enviadas pelos correios.
  • LAUBISCH-HIRT, Excepcional  conjunto composto por 12 cadeiras estilo D. José I,  executadas em jacarandá e viático, sendo 10 sem braço e 02 com braço. Assento estofado com curvim na cor vinho. Brasil - Circa 1930.Med 114 cm x 52 cm x 40 cm de profundidade.    Marcas de uso. Pequenas faltas. No estado. A casa de móveis "Laubisch Hirth" existiu no Rio de Janeiro do início do século até a década de 50. Nota: Este lote não poderá ser enviado pelos correios.
  • Par de antigos tronos chineses para exportação, entalhados a mão. Contam com opolunta decoração, tendo enquanto elemento decorativo central  os "dragões". Assento entalhado e policromado. China Séc. XX. Med. 127 cm de altura x 70 cm largura X 48 cm de profundidade; Assento - 46 cm de altura x 48 cm de largura x 48 cm de profundidade. Marcas de uso. presença de antigo restauro em um dos pés. No estado. Nota: Este lote não poderá ser enviado pelos correios,retirada no imóvel.
  • Sopeira de porcelana Cia das Índias, dinastia Qing, Qianlong(1736-1795). Estrutura ovalada, bojo achatado, decoração singela. Esmaltes simulando pequenas flores. Pega da tampa na forma de fruto. China, séc. XVIII. Medidas: Altura 25 x largura 22 x Comprimento 32 cm. Nota: Presença de restauro.
  • Luís Fernandes de Almeida Júnior (1894: Rio de Janeiro, RJ  1970: Idem), "Velho Engenho", Óleo sobre tela, Med 97 x 100 cm (MI);  118 x 113 (ME). Assinado. Localizado "Cambuquira - MG".Sujicidade sobre a camada pictórica.  Nota: A obra participou do 11 salão de Belas Artes de São Paulo.  Esta obra não poderá ser enviada pelos correios.Breve Biografia do Artista: Foi autor de retratos e de paisagens rurais e urbanas, mostrando, sobre tudo, ambientes pobres. Ainda muito jovem, trabalhou na Casa da Moeda como gravador, sendo aluno de Hilarião Teixeira. 1915  Ingressou na Escola Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, tendo sido aluno, durante o curso, de Batista da Costa, entre outros mestres. 1922  Recebeu o Prêmio de viagem à Europa. Morou dois anos em Roma. Participou de um grande número de mostras coletivas (e em muitas delas foi premiado), entre as quais as seguintes: 1917-22, 26-31, 33  Exposição Geral de Belas Artes, Escola Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, RJ. 1940, 42 e 51  Salão Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, RJ. 1940, 42-49, 52-53  Salão Paulista de Belas Artes, São Paulo, SP.. 1942, 47- 48, 51-54  Salão Fluminense de Belas Artes, Niterói, RJ. 1952-53  Salão Paranaense de Belas Artes, Curitiba, PR.
  • Escola Européia, Sem assinatura aparente, atribuível a escola ( círculo e seguidores de Bartolomé Esteban Murillo, Sevilla, 1617 - 1682) , " Anunciação", Óleo sobre tela, med 122 x 106 cm (MI) e 140 x 124 (ME). Presença de reentelamento e antigos restauros. Marcas do tempo. No Estado. Nota: Esta obra não poderá ser enviada pelos correios.
  • Henrique Bernardelli (Valparaíso, Chile 1858 - Rio de Janeiro RJ 1936), " Serra dos Orgãos - Terezópolis" , Óleo sobre tela, assinado, localizado Therezopolis" e datado 1895, med 54 x 80 cm (MI) , 68 x 94 cm (ME). Obra reentela e restaurada. No estado.NOTA BIOGRÁFICA: Pintor, desenhista, gravador, professor. Irmão do escultor Rodolfo Bernardelli (1852-1931) e do violonista e pintor Felix Bernadelli (1862-1905). Chega com a família ao Brasil  no começo da década de 1860, se estabelecendo no Rio Grande do Sul. Em 1867, transfere-se para o Rio de Janeiro. Três anos depois, matricula-se na Academia Imperial de Belas Artes (Aiba), juntamente com o irmão Rodolfo. É aluno de Zeferino da Costa (1840-1915), Agostinho da Motta (1824-1878) e Victor Meirelles (1832-1903). Viaja para a Itália em 1878. Em Roma, freqüenta o ateliê de Domenico Morelli (1826-1901) com quem estuda até 1886.  Volta ao Brasil no mesmo ano, realiza no Rio de Janeiro uma exposição individual que causa interesse e polêmica no meio local. São apresentadas, entre outras obras, Tarantela (1886), Maternidade (1878), Messalina (1880), Modelo em Repouso (ca.1881) e Ao Meio Dia.Leciona na Escola Nacional de Belas Artes (Enba) de 1891 a 1905, quando não aceita a renovação de seu contrato, alegando que a instituição precisa renovar seus quadros periodicamente. Juntamente com o irmão, passa a lecionar em um ateliê particular, na Rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro, onde estudam, entre outros, Lucílio de Albuquerque (1885-1962) e Georgina de Albuquerque (1885-1962), Eugênio Latour (1874-1942), Hélios Seelinger (1878-1965) e Arthur Timótheo da Costa (1822-1922).Na década de 1890, realiza importantes trabalhos decorativos, como a pintura de painéis para o interior do Theatro Municipal, os painéis O Domínio do Homem sobre as Forças da Natureza e A Luta pela Liberdade, para a Biblioteca Nacional , ambos no Rio de Janeiro, e para o Museu Paulista, em São Paulo. Merecem especial destaque os 22 medalhões em afresco que adornam a fachada do atual edifício do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), expostos no Salão da Enba de 1916. Em 1931, diversos pintores insatisfeitos com o modelo de ensino da Enba organizam-se coletivamente criando um grupo voltado ao aprimoramento técnico e a reformulação do ensino artístico, dando-lhe o nome de Núcleo Bernardelli em homenagem aos professores Henrique e Rodolfo.
  • Rubens Gerchman (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1942 - São Paulo.São Paulo, 2008), " Night Course - Amantes de la Noche" - Série Beijo/ banco de trás - Acrílica sobre tela, Assinado e datado no Verso, 1992. Med 1,85 x 1,33 m . Marcas do tempo. Necessita de pequeno restauro. Coleção Particular Rio de janeiro/RJ. Esta obra não poderá ser despachada pelos correios. Breve Nota Biográfica: Pintor, desenhista, gravador, escultor.Em 1957, frequentou o Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, onde estuda desenho. Fez curso de xilogravura com Adir Botelho (1932) e frequentou a Escola Nacional de Belas Artes - Enba, entre 1960 e 1961. Em 1967, Rubens Gerchman foi contemplado com o prêmio de viagem ao exterior no 16º Salão Nacional de Arte Moderna - SNAM e viaja para os Estados Unidos. Residiu em Nova York entre 1968 e 1972. Retorna ao Brasil e faz o roteiro, a cenografia e direção do filme Triunfo Hermético e os curtas ValCarnal e Behind the Broken Glass. De 1975 a 1979, assume a direção da Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAV/Parque Lage, Rio de Janeiro. É co-fundador e diretor da revista Malasartes. Em 1978, viajou para os Estados Unidos com bolsa da Fundação John Simon Guggenheim. Em 1981, a convite da arquiteta Lina Bo Bardi (1914 - 1992), realiza painel de azulejos para o Sesc Fábrica Pompéia, em São Paulo. Em 1982, permaneceu por um ano em Berlim como artista residente, a convite do Deutscher Akademischer Austauch Dienst - DAAD Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Lança, em 1989, o livro Gerchman, com textos do crítico de arte Wilson Coutinho. Publica o álbum de litografias Dupla Identidade, com texto do poeta Armando Freitas Filho (1940), em 1993. Como docente ministrou cursos no Brasil e no exterior. Em 2000, lança álbum com 32 litografias, primeiro volume da coleção Cahier d'Artiste, da Lithos Edições de Arte.Nos anos 1980, o artista retoma a pintura realista. Faz quadros e relevos. Ocupa-se, sobretudo, de temas como a criminalidade, as multidões e de aspectos pitorescos da vida na cidade, como Banco de Trás, 1985 e Beijo, 1989. Essas pinturas são mais coloridas e gestuais. Aproxima-se das correntes neo-expressionismo da época. Na década de 1990, as figuras de suas telas são trabalhadas em esculturas e litografias. ENTRE 1992 E 1993 participa das seguintes exposições individuais : 1992 - Bogotá (Colômbia) - Individual, na Galeria de Arte1992 - Bogotá (Colômbia) - Individual, na Galeria Garcez Velasquez1992 - Coral Gables (Estados Unidos) - Individual, na The Ambrosino Gallery1992 - San Cristobál (Venezuela) - Individual, na Galeria Sin Limite1992 - Miami (Estados Unidos) - Individual, na Ambrosino Gallery1992 - Rio de Janeiro RJ - Rubens Gerchman: retrospectiva, no CCBB1992 - San Cristóbal (Venezuela) - Mitologia Urbana, na Galeria Sin Limite1993 - Bogotá (Colômbia) - Individual, no Museu de Arte Moderna de Bogotá1993 - Caracas (Venezuela) - Individual, no Museo Alejandro Otero1993 - Caracas (Venezuela) - Individual, na Museo Alejandro Otero1993 - Nova York (Estados Unidos) - Rubens Gerchman: recent works, na Americas Gallery1993 - Pequim (China) - Individual, na Embaixada da Colômbia1993 - Rio de Janeiro RJ - Gerações, no Museu da República1993 - São Paulo SP - Rubens Gerchman: pinturas recentes, na Galeria Nara Roesler. Nota este lote não pode ser enviado pelos correios.
  • Antonio Peticov (Assis, São Paulo, 1946).  "Andante" , Óleo sobre tela. Med. 1,95 x 0,60 m (MI); 1,99 x 0,64 m (ME) . Assinado , localizado New York e datado 1991, no verso ;.Sujicidade sobre a camada pictórica. Coleção Particular Rio de Janeiro/RJ. Esta obra não poderá ser despachada pelos correios.Breve nota Biografica e Cronológica do Artista: Com produção diversificada, Peticov trabalha com pintura, desenho, gravura, escultura e ilustração. Faz instalações como Balli Ballet (1982), em Cloudwalk Farm, Connecticut, e The Big Ladder - Scala Cromatica (1983), para a New York Art Expo, nos Estados Unidos. Apresenta, em 1989, o Projeto Natura - Rio Pinheiros na 20ª Bienal Internacional de São Paulo, prevendo a plantação de várias espécies de árvores ao longo do rio Pinheiros, em São Paulo; e, em 1992, cria o Projeto Bosque Natura, para a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro. Realiza, em 1990, o mural Momento Antropofágico com Oswald de Andrade, instalado na estação República do metrô de São Paulo, em homenagem ao centenário do escritor. Em 2003, é lançado o livroTrabalhos Escolhidos, juntamente com a exposição no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp. Em suas pinturas trabalha freqüentemente com séries temáticas como a Seção Áurea e Dia e Noite, utilizando conceitos da física e da matemática, relacionados ao espectro de cores e à luz.CronologiaRealizou, entre outras, as seguintes exposições individuais: 1967  Galeria Art-Art, São Paulo. 1975  Galeria Arte Global, São Paulo. 1977  Galeria Du Vieux Caneau, Pully, Suíça. 1978  Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro. 1980  Galeria San Michelle, Brescia, Itália. 1981  Galleria del Naviglio, Milão, idem. 1983  Galerie 212, Paris. 1984  GB Galeria de Arte, Rio de Janeiro. 1985  Galeria de Arte Alberto Bonfiglioli, São Paulo. 1987  Galeria Suzana Sassoun, São Paulo; Galeria Montesanti, Rio de Janeiro. 1992  Fundação Cultural, Curitiba. 1993  Villa Riso, Rio de Janeiro; Galeria Nara Roesler, São Paulo. 1995  A Hebraica, São Paulo. 2005  Espaço Cultural BM&F, São Paulo. Nota este lote não pode ser enviado pelos correios.
  • Décio Vieira - Décio Luiz Monteiro Vieira (Petrópolis RJ 1922 - Rio de Janeiro 1988), Têmpera sobre tela, med 38,5 x 55 cm (MI). Assinado e datado 1974 no verso. "figura feminina com vista do atelier do artista - Pedra da Gávea".Acompanha certificado de autenticidade. Coleção Particular proveniente do atelier do artista.Pequenas faltas. No estado.  Coleção Particular Rio de Janeiro/RJ. Nora Biográfica do artista:Décio Luiz Monteiro Vieira (Petrópolis RJ 1922 - Rio de Janeiro RJ 1988). Pintor, desenhista. Estuda desenho e pintura com Axl Leskoschek (1889 - 1975) na Fundação  Getúlio Vargas - FGV do Rio de Janeiro, em 1948. A partir desse ano, entra em contato com a gravadora Fayga Ostrower (1920 - 2001) e tem aulas como pintor Ivan Serpa (1923 - 1973) no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ. Na década de 1950, integra o Grupo Frente, com Lygia Pape (1927 - 2004), Lygia Clark (1920 - 1988), Hélio Oiticica (1937 - 1980), e outros. Participa do Grupo Neoconcreto, dissidência carioca do grupo concretista. Entre 1954 e 1962, produz estampas para tecidos com Fayga Ostrower. Em 1966, em São Paulo, trabalha com Alfredo Volpi (1896 - 1988) no afresco Dom Bosco, para o Palácio dos Arcos, em Brasília, e com ele estuda a técnica da têmpera e passa a apresentar uma produção abstrata. Na década de 1970, volta à figuração, dedicando-se principalmente à pintura de paisagem, e leciona no MAM/RJ, nos cursos coordenados pelo crítico Frederico Morais. Com a orientação de Ivan Serpa cria, com Dulce Vieira, uma escola de arte para as crianças da comunidade da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. É realizada exposição retrospectiva de sua produção, intitulada Décio Vieira: Resumo de uma Trajetória, na Galeria Rodrigo de Mello Franco, da Funarte, no Rio de Janeiro, em 1992.Décio Vieira participa, na década de 1950, do Grupo Frente, constituído por artistas de tendências construtivo-geométricas. Nessa época, articula o espaço por meio de variações de formas e cores e por distorções da perspectiva, como ocorre em Espaço Construído, 1954. Em seus quadros, concilia a construção geométrica com a pesquisa de nuances cromáticas e o uso do sfumato, criando assim um jogo entre o definido e o indefinido.O artista aprende com Alfredo Volpi (1896 - 1988) a técnica da pintura a têmpera, que confere ao seu trabalho um caráter mais lírico na abstração. Realiza obras que tendem ao monocromático. Em Quadrados, Retângulos e Linhas, 1961, o espaço pictórico é dividido em módulos regulares e o artista emprega o mínimo de variações tonais para construir a estrutura, que apresenta grande equilíbrio. A partir da metade da década de 1960, suas obras revelam maior liberdade no uso da cor e da textura. Em diálogo com a produção de Volpi, Décio Vieira realiza uma pintura econômica, com o emprego sutil da luz, em construções que utilizam predominantemente o branco. Na década de 1970, o artista tem importante atuação como professor do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ, criando também uma escola de arte para as crianças da favela da Rocinha.
  • Biombo de 4 folhas de madeira, osso, madre pérola, pedra dura e outros materiais. Cada folha tem a base e o topo finamente entalhados, com vazados adornados por dragões. Ao centro, painel liso laqueado com bordas emolduradas por crisântemos, com cena contendo pássaros, aves de rapina,  flores e galhos em reserva. Atribuível ao final do período Meiji. No verso pintura de galhos de cerejeira. Med. 187 cm x 61 cm de largura cada folha; Med 187 cm x 244 cm de largura (medida total). Marcas de uso. Pequenas faltas com perdas de substância. Desgastes.  No estado. Nota: Este lote não poderá ser enviado pelos correios,retirada no imóvel.
  • Par de raras e antigas lanternas de procissão, de prata e metal. Med 2,10 m de altura . Presença de interferências em sua estrutura original. Marcas do tempo com pequenos restauros. No estado. Nota: Esta obra não poderá ser enviada pelos correios.
  • Mestre "ROQUE SANTEIRO" , Roque Gomes da Silva( ? , Afranio, Pernambuco/PE), "Anjo". Escultura em bloco único de madeira entalhada e policromada, representada por anjo. Assinado, Localizado Petrolina. Med. 66 x 44 x 23 de profundidade. Marcas do tempo. No estado. BREVE BIOGRAFIA : Em seu ateliê no município de Petrolina, no Sertão de São Francisco, Roque Gomes da Silva, mais conhecido como Mestre Roque Santeiro, dá vida a madeira através da criação dos seus santos. Logo no início da carreira, a especialidade do mestre era fazer carrancas, mas isso mudou com o passar do tempo, após o mestre se apaixonar pela arte sacra.Minha história com as carrancas começou quando eu fui fazer um trabalho da escola sobre o Rio São Francisco, onde eu encontrei a história das carrancas, daí isso me despertou a curiosidade em encontrar um artesão que soubesse fazer a peça. Na época, com 15 anos de idade, Roque conheceu o artesão Da Silva, que ofereceu um emprego a ele como lixador de carrancas. Curioso, o mestre passou a analisar detalhadamente como se fazia uma carranca e passou a produzir as suas próprias.Foi nesse emprego que eu comecei a lapidar e a acordar o artista que tava dentro de mim. Passei mais de dez anos fazendo carrancas, mas eu queria mais, porque eu tava me tornando um artista primitivo, fazendo só carranca. Daí, eu acordei pro mundo das esculturas, de preferência o da arte sacra.O artista reconhece que a melhor decisão que tomou na vida foi mudar o rumo das suas peças. Seus santos e anjos atingem até um metro de altura. Atualmente, Roque já conquistou clientes em todo Brasil, como também no exterior, a exemplo da Alemanha, Japão e outros países.Participante da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) desde a primeira edição do evento, em julho de 200o, Mestre Roque Santeiro já fez diversos discípulos. Eu gosto muito de passar a arte para as pessoas. Eu não consigo dizer não a ninguém, eu quero que as pessoas sintam essa coisa boa que eu sinto quando faço arte. Sempre digo que a arte é como uma cicatriz, pois ela está sempre cravada na gente.
  • Mestre Paquinha  Marcos Fernandes Rodrigues da Silva, (1957, Teresina - Piauí - PI), Escultura em blocos de madeira nobre, Oratório bala com apóstolos, assinada, datada de 2004. Oratório composto por 08 esculturas interligadas por "fitas" de couro. Med. 60 x 80 cm (aberto); 60 x 30 cm (fechado). Marcas do tempo. Algumas "fitas" de couro precisam ser substituidas.  No estado.  BREVE BIOGRAFIA: Marcos Fernando Rodrigues da Silva, o Mestre Paquinha, nasceu em Teresina Piauí no ano de 1957. No início de sua carreira foi convidado para trabalhar na oficina do Mestre Cornélio que é considerado um dos mais tradicionais santeiros e entalhadores do Piauí.Seu primeiro trabalho foi o entalhe de um nordestino tirando água de um poço, feito para uma feira que aconteceu no bairro onde morava. A partir daí Paquinha passou a dedicar-se à arte da escultura em madeira.Sempre buscando representar temas regionais, inventou essa escultura que chama de Múltiplo que conta a aridez sertaneja, o ciclo de secas imposto ao retirante e a vida difícil no sertão através dos lavradores que rezam para que a colheita seja boa, levando consigo a cabaça e as sementes para plantar. O pássaro que fica em cima da escultura é o sabiá que, segundo uma lenda, só canta quando chove. Por isso é levado junto com os retirantes. Nessa escultura as figuras se encaixam ou se dissociam perfeitamente formando um conjunto de grande beleza e versatilidade.O primeiro múltiplo feito por Paquinha foi difícil de ser vendido. As lojas queriam que eu deixasse em consignação porque não era oratório. Aí, num desses locais, chegou um turista alemão e levou na hora o meu múltiplo. Então as pessoas começaram a aceitar. Precisou alguém de fora chegar e dizer que era bom., disse o artista.Paquinha já participou de feiras de artesanato brasileiro e salões de arte em Teresina, Brasília e São Paulo. Em 1983 recebeu o primeiro prêmio no IV Salão de Arte Santeira, promovida pela Universidade Federal do Piauí.
  • Arte Africana - Raríssimo cachimbo para cerimonial, de chifre e fibras naturais, confeccionado em 3 sessões escultóricas. Atribuível a tribo Lulua  (Serra Leoa - Congo - Nigeria). Africa - circa 1900.  Med 6 x 58  x 5 cm de largura, Marcas do tempo e de uso. Pequenas faltas. No estado. Proveniente do acervo particular da Babalorixá Ceiça De Oyá. Rio de Janeiro/RJ. Esta obra  terá o resultado de sua venda para fins filantrópicos.https://oglobo.globo.com/rio/cidade-do-rio-tera-cemiterio-afro-para-vitimas-de-discriminacao-22217232
  • Importante par de poltronas anglo-indianas, em madeira nobre profusamente esculpida tendo enquanto temática central folhagens e animais. India - Séc XIX - circa 1870. Assento estofado em tecido na cor vinho. Exemplares semelhantes podem ser vistos no livro 'Furniture From British India & Ceilão' por Amin Jaffer". Med. 87 cm x  81 cm x 105 cm  de Profundidade. Marcas de uso. Pequenas faltas . Necessita de pequenos reparos. No estado. Nota: Este lote não poderá ser enviado pelos correios,retirada no imóvel.
  • Jean Cocteau - Jean Maurice Eugène Clément Cocteau (Maisons-Lafitte, 1889  Milly-la-Forêt , 1963/ França), " Sem título",gravura sobrel, assinada e datada 1961,  Tiragem 2/200, representado   por casal flamenco dançando , Possivel ilustraçao para a o obra "Cérémonial espagnol du Phénix - La Partie d'échecs (1961)" . Med . 30 x 23 cm (MI); 98 x 83 cm (ME). Marcas do tempo. presença de pontos de acidez sobre o papel. No estado. NOTA SOBRE ATRIBUIÇÃO: TODA OBRA DE AUTORIA ESTRANGEIRA SERÁ CONSIDERADA "ATRIBUIDA".Nota de transporte : Esta obra não poderá ser enviada pelos correios.  NOTA BIOGRÁFICA:Jean Maurice Eugéne Cocteau, mais conhecido como Jean Cocteau, nascido no seio de uma família de classe média, na cidade de Maisons-Lafitte, no dia 5 de julho de 1889, foi renomado ator, diretor de cinema, poeta, escritor, pintor, autor de teatro, cenógrafo e escultor francês. Sua terra natal era um pequeno vilarejo nos arredores de Paris. Ele iniciou sua carreira literária aos dez anos, e ainda adolescente, com dezesseis anos, lançou seus primeiros poemas. Sua governanta alemã o influenciou profundamente neste período, introduzindo-o no universo artístico, na esfera das apresentações culturais públicas.Sua estréia nas sessões de leituras poéticas se deu quando ele tinha 19 anos, por intermédio de seu amigo Edouard de Max. Dois anos depois ele recebeu outra marcante inspiração, advinda do contato com o diretor de uma companhia de atores russa, o qual subverteu sua maneira de ver o mundo. Sua principal criação literária foi a obra Clair-obscur, lançado em 1954. Uma de suas atitudes foi crucial em sua trajetória artística, a adoção de uma escrita mais profunda, repleta de críticas sociais, revolucionárias e inconformistas, que causaram polêmica e indignação na sociedade de então. Um exemplo desta guinada em sua existência foi a representação da sua peça Sacre de Printemps, em 1913.No decorrer da Primeira Guerra Mundial ele trabalhou como condutor de uma ambulância, quando então encontrou Raymond Radiquet, que se tornaria a grande paixão de sua vida, e posteriormente se transformaria em um conhecido dramaturgo. Cocteau teve intensa participação em várias correntes artísticas, principalmente no Groupe des Six - Grupo dos Seis -, composto por Georges Auric (18991983), Louis Durey (18881979), Arthur Honegger (18921955), Darius Milhaud (18921974), Francis Poulenc (18991963) e Germaine Tailleferre (18921983). Além deles, também integraram este movimento artistas como Erik Satie e Jean Wiéner.Depois desta fase de conflagração mundial, as famosas peças de Cocteau - Enfants terribles e A Voz Humana, esta um monólogo  foram entusiasticamente aplaudidas em Paris. Em 1930 ele finalmente aceitou trabalhar com o cinema, produzindo Sangue do poeta, Cabo da Boa Esperança, Opera e o Testamento de Orpheu, produção de François Truffaut. Homossexual assumido, nunca ocultou suas preferências sexuais. Não foi surpresa, portanto, seu affair com o ator Jean Marais, iniciado em 1937. Neste momento ele criou para o companheiro um personagem que protagonizaria o filme Knights of the Round Table. Além de ser o diretor e criador de sete filmes, ele também elaborou argumentos e atuou como narrador em outras películas. É hoje considerado um dos maiores cineastas franceses.Em 1995 Jean Cocteau foi eleito membro da Academia Francesa. Entre seus principais amigos despontavam grandes artistas, como Edith Piaf, Jean Genet, entre outros. Ao perder seu grande amor, Raymond Radiquet, ele entrou em depressão e assim permaneceu por sete anos, cultivando incessantemente o vício do ópio. Ele faleceu em Paris, no ano de 1963, vítima de problemas no coração. Neste período ele empreendia um último projeto, um programa radiofônico para homenagear sua melhor amiga, Edith Piaf. Cocteau acreditava que, se a grande cantora francesa havia partido, ele também estava pronto para segui-la.

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